Full width home advertisement

Agenda Cultural

Sambarazzi

Vídeos

Entrevistas

Fique por Dentro

Onde Comer?

Post Page Advertisement [Top]

DestaqueEntrevistas

BETO JAMAICA É GENTE QUE FAZ SAMBA . CONHEÇAM A SUA HISTORIA




GENTE QUE FAZ SAMBA

Colunista: Josiane Climaco

Central do samba : Beto como começou a sua carreira ?

Beto Jamaica: Em 1983 comecei minha carreira cantando no Bloco Afro Muzenza, logo em seguida o Bloco Afro Ilê Ayê, Samba Raggae Raízes Do Pelô,  Gera samba que virou e É o Tchan. Após, trilhei por: Som de BR, Chinelada, Beto e os Irmãos Jamaica, fiz carreira solo e retornei ao É o Tchan.

Central do Samba: Suas músicas  autorais que consagraram o início da carreira, cantada em verso e prosa na baianidade:

Beto Jamaica:  Crença e Fé, Olodum Já, Moça de Toca, Mulher Primazia, Salvador não Inerte, Dengo de Mulher.

Central do Samba: Você tem um novo projeto, o que é o Movimento do Beto ?

Beto Jamaica: Um projeto criado por mim que traz algumas composições inéditas e voltadas para MPB cantada em samba, composta por 5 vocalistas onde cada um tem seu próprio projeto individual além do Movimento do Beto, que juntos fazem uma apresentação extraordinária, o movimento tem a intenção de tocar em todos os bairros de Salvador, levando alegria falando de amor.

Central do Samba: Quais são suas referências no samba?

Beto Jamaica: Minhas referências do samba são muitas, muitas raízes que o samba tem. Há muitas pessoas fazendo samba até hoje nesta mesma raiz, tem pessoas também que já não está mais entre nós, mas é uma raiz imensa, se fosse falar de todos não teria fim, tem um legado muito importante que a Alcione traz, sempre ouvir por conta da minha mãe, ouvia Simone cantar samba, Benito de Paula, sem falar nos baianos Nelson Rufino, Batatinha, Ederaldo Gentil, Chocolate da Bahia.  Eu cresci ouvindo isso e as minhas raízes dos blocos afros, Muzenza, Ilê Afoxé Zambi, Bloco Pena Branca, sem falar da nossa religião afro brasileira que faz samba de terreiro, uma raiz inteira de coisas boas que influenciaram e hoje estou aqui fazendo essa história toda musical, esse samba todo 

Central do Samba: O que você acha do samba atualmente da Bahia?

Beto JamaicaO samba da Bahia é samba da melhor qualidade, samba pra se apreciar, som ambiente, som do Recôncavo.

Central do Samba: Qual conselho você deixa com seu legado para quem está iniciando a carreira no samba?

Beto Jamaica: Ter vontade de fazer, ter amor a música e estudar, tudo é o estudo, hoje o estudo é a base de tudo no mundo e a música faz parte dessa história do conhecimento, para aprimorar o nosso conceito e poder adquirir conhecimento tanto na vida, quanto na música para ter o dom de compor, ter respeito ao público e a diversidade musical.

Este é Beto Jamaica, GENTE QUE FAZ  SAMBA " , com respeito, com amor e com alegria. Beto Jamiaca  é Movimento, que movimenta  o mundo do samba. Até a próxima, curtam nossa coluna.

Entrevista autorizada por Beto Jamaica e assessoria.



2 comentários:


  1. Excelente entrevista! Parabéns para o grupo e para a entrevistadora. Muito boa a iniciativa de trazer um pouco da história de artistas que fazem a alegria de muita gente com a sua musicalidade.

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib